Challenger Tour Finals

Bola Oficial

Marca Esportiva Oficial


SOBRE A FPT



Nossa fundação

Os primeiros movimentos para a fundação da Federação Paulista de Tênis começaram na realidade oito anos antes da data oficial - 6 de março de 1924. Eles foram feitos em 4 de abril de 1916, com a instalação da “Comissão de Lawn Tennis” da Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), à qual estava ligada a atividade do tênis em São Paulo.

 

Pertenciam a esta comissão: Maércio P. Munhoz, João Didier, Gastão Rachou e Antonio Bayma, que assinou a ata histórica, e na presidência Munhoz. Já nessa época eram realizados sucessivos campeonatos entre clubes locais e contra representações de outros estados.

 

A Assembleia Geral Extraordinária, da já então FPT, foi realizada em 2 de abril de 1924, na sede provisória da Rua São Bento, 51-A, sob a presidência de Maércio Munhoz e participação de diretores do São Paulo Tênis Clube, S.C. Syrio das Palmeiras, Clube Esperia, Portugal Clube, S. C. Germânia, Tennis Club de Campinas, São Paulo Athletic Club, Santos Athletic Club, Club Athletico Paulistano e Clube de Regatas Tietê. Na ocasião foram reconhecidas, por unanimidade, como sociedades fundadoras da FPT, o E.C. Germânia, Portugal Clube, Santos Athletic Club e Tennis Club de Campinas.

 

Em 1936, na reunião de 18 de fevereiro, gestão do presidente Antonio Prado Jr. era aprovada, por unanimidade, a proposta da diretoria sobre a filiação da FPT à Federação Brasileira de Tênis. Na época, as reuniões eram realizadas na sede da Rua Quintino Bocaiúva , 59. Assim, nossa entidade foi adquirindo personalidade própria, adaptando seus estatutos.

 

De acordo com o Estatuto, são considerados fundadores da FPT o Clube Esperia, Esporte Clube Sírio, Club Athletico Paulistano, Clube Athletico São Paulo (dos Ingleses), Esporte Clube Pinheiros e Tênis Clube de Campinas. Depois foram equiparados à categoria de fundadores o Clube Atlético Monte Líbano, Clube de Regatas Saldanha da Gama, Clube de Regatas Tietê, Tênis Clube de Santos, Sociedade Esportiva Palmeiras, Sociedade Harmonia de Tênis, Tênis Clube Paulista e posteriormente São Paulo Futebol Clube. 

 
Maércio Munhoz, primeiro presidente da Federação
Paulista de Tênis e um dos fundadores da Sociedade
Harmonia de Tênis.
 

Sentados, partindo da esquerda, aparecem os
ex-presidentes da FPT Ubirajara Martins, Antonio
Prado J. e Maércio Munhoz o quarto, em primeiro
plano, numa reunião de 1936 que tratava da pacificação
dos esportes brasileiros.
 

Dr. Jarbas Aratangi, Wanderley Checchia, João Alvaro
e Milton Motta. Wanderley foi presidente da FPT e da
CBT, Motta também presidiu nossa entidade.
 

Mario Beni, Oswaldo C. Rangel, Affonso Mormano
Sobrinho, Reginald Itallard, Horst Huwald, Ubirajara
Martins (no centro da foto, sentado, que era o presidente)
e Urbano Amaral formaram uma das diretorias da
Federação Paulista de Tênis.  



Calendário

ver todas
CALENDÁRIO 2o. SEMESTRE DE 2014

Galeria de vídeos

ver todas

Confira os melhores vídeos dos torneios realizados pela FPT.


Ver todos os vídeos

Galeria de Fotos

ver todas

Torneio Aberto do São Bernardo Tênis Clube