ITF DE BEACH TENNIS REUNE ELITE MUNDIAL DO ESPORTE COM REPRESENTANTES DE DEZ PAÍSES EM SANTOS

ITF DE BEACH TENNIS REUNE ELITE MUNDIAL DO ESPORTE COM REPRESENTANTES DE DEZ PAÍSES EM SANTOS

Evento teve lançamento para a imprensa nesta terça-feira (23), com a presença de organizadores e do tenista Marcus Vinicius Ferreira. Conheça mais detalhes da modalidade

Santos (SP) – A cidade de Santos já começa a viver o clima do ITF de Beach Tennis, marcado para o período de quinta-feira (25) a domingo(28). Nesta terça-feira (23), o evento foi apresentado à imprensa no Hotel Novotel, no Gonzaga, e reuniu o tenista local Marcus Vinicius Ferreira, membros da organização, como o presidente da Federação Paulista de Tênis (FPT), Luiz Fernando Balieiro, o diretor de beach tennis da entidade, Roberto Fadul Machado, além do secretario de esportes do município, Sadao Nakai. Ao todo, cerca de 130 atletas profissionais de dez países estarão em ação na arena montada na praia, com entrada gratuita do público e a capacidade para receber 2.000 pessoas.

Classificado como categoria $15,000+H, o ITF de Beach Tennis receberá os melhores tenistas do mundo. Além do Brasil, estarão na competição atletas de Alemanha, Argentina, Aruba, Chile, Espanha, França, Itália, Rússia e Venezuela. “O torneio da ITF, aqui em Santos, já é tradicional há alguns anos. A Federação Paulista de Tênis manteve a alta premiação nesta edição, para que continuasse sendo um atrativo maior para a vinda dos principais tenistas do mundo. Entendemos que a cidade é a capital do beach tennis no Estado de São Paulo, porque é a maior que tem uma faixa de areia perfeita para esse tipo de evento. A intenção é que aumente cada vez mais o número de praticantes e que o maior torneio do País siga em Santos”, disse o presidente da FPT, Luiz Fernando Balieiro.

Diretor de Beach Tennis na Federação Paulista de Tênis, Roberto Fadul Machado contou um pouco da estrutura da competição e do nível dos profissionais inscritos. “A estrutura do ITF de Beach Tennis é uma das maiores realizadas no beach tennis até hoje em nosso País. Teremos uma quadra central e outras nove adjacentes montadas na arena”, enalteceu Roberto Fadul. “Temos nesta semana um dos maiores torneios do mundo, porque do top 20 serão 15 tenistas, tanto no masculino, quanto no feminino”, completou o diretor.

Estarão em ação os melhores brasileiros, como Marcus Vinicius Ferreira e Thales Santos, ambos santistas, e também Diogo Carneiro e Ralf Abreu, dupla principal do Brasil, do Rio de Janeiro. Contaremos aqui, ainda, com o Vinicius Font, ex número 1 do mundo, e a dupla feminina formada pela Joana Cortez e Marcela Vita“, afirmou Fadul. “Eles terão pela frente os melhores do mundo, com um nível competitivo que não deixa a desejar para nenhum torneio, o que nos inclui entre os quatro mais importantes em um patamar mundial”, finalizou Fadul.

Santos está bem representado – O santista Marcus Vinicius Ferreira iniciou a carreira profissional no Beach Tennis em 2011 ao lado de Thales Santos, também natural de Santos, e estrearam juntos em Florianópolis, chegando às semifinais na ocasião. De lá para cá, colecionaram títulos como o ITF de Beach Tennis, em 2014, o tricampeonato pan-americano e o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Vargas, na Venezuela, além do vice-campeonato mundial de 2014, na Rússia.

“Santos transformou-se no berço do beach tennis aqui no estado de São Paulo. A cidade que recebeu o esporte em 2008 e, deste então, vem crescendo. Comecei nesta época e em 2014 foi realizado aqui o ITF de Beach Tennis $10.000, que tive a felicidade de vencer ao lado do Thales. Foi uma surpresa e festa muito grande para nós dois”, contou Marcus Vinicius.

Prefeitura tem seu representante no lançamento – A Prefeitura Municipal de Santos foi representada no lançamento do ITF de Beach Tennis pelo secretário de Esportes de Santos, Sadao Nakai. “Um torneio desta magnitude para a cidade é um presente aos 472 anos que vamos comemorar nesta sexta-feira (26). Além de difundir o esporte, neste caso específico do beach tennis, o evento traz uma oportunidade boa em termos econômicos, porque virá para cá muita gente de fora da cidade e, também, do exterior, ou seja, eles conhecerão melhor Santos e a cidade se internacionalizará ainda mais para o mundo. O esporte não só ajuda na qualidade de vida e na difusão do alto rendimento, como também fortalece a economia local. Por isso, é realmente importante para nós”, avaliou Nakai.

Regras e diferenças para o tênis comum – A contagem no beach tennis é a mesma do tênis de quadra, mudando apenas detalhes como não haver necessidade de um segundo saque se a bola tocar na fita, por exemplo. O cenário é diferente, ou seja, a altura da rede é de 1,70 m e a quadra tem o tamanho de 16m x 8m. A bolinha é um pouco mais murcha (menor pressão) do que a do tênis comum, uma vez que ao bater no chão é ponto da dupla adversária, e a raquete é similar a de frescobol, ou seja, também diferente do esporte tradicional.

“O Beach Tennis surgiu na Itália há mais ou menos 30 anos e começou como uma brincadeira entre os italianos, porém com uma raquete maior. O avanço da tecnologia veio e também trouxe o esporte ao Brasil, exatos 10 anos atrás, em 2008. Começou no Rio de Janeiro com Joana Cortez, Flavia Muniz, Vini Font, além de outras pessoas, que conheceram a modalidade na Europa e começaram a brincar nas praias. Hoje, o Beach Tennis cresce bastante, porque é muito eclético e permite que famílias pratiquem o esporte juntas. Pai, mãe e filhos, diferente do tênis de quadra, reunidos e divertindo-se, porque não exige movimentos clássicos ou mais difíceis como o tênis. Diria que o aumento é de 150 a 200% ao ano, não só aqui, mas também em outros locais do mundo”, disse Roberto Fadul.

Arena abriga também o futebol de praia – Em paralelo a realização do ITF de Beach Tennis, a arena montada no Gonzada receberá também o Desafio Internacional Brasil x Suíça de Beach Soccer. Serão dois jogos, nas manhãs de sábado (27) e domingo (28). Com o técnico Gilberto Costa invicto há 49 partidas no comando do Brasil, estará em ação pela seleção brasileira a base campeã do Grand Prix Internacional da China, em dezembro.

“A ideia de realizar o Desafio Internacional em paralelo ao ITF de Beach Tennis foi de fazer o melhor uso possível da arena, oferecendo ao público um entretenimento maior. Outras modalidades também estão no nosso radar, como futevôlei ou vôlei de praia, por exemplo. Vamos promover interação entre os dois públicos de atletas, envolvendo cada um na modalidade do outro. Esse é o nosso planejamento com o beach soccer, estar andando junto com as outras modalidades de praia”, explicou Anderson Rubinatto, da SportPromotion, empresa responsável pelo marketing da Confederação de Beach Soccer do Brasil e pela captação de recursos para projetos da FPT.

Programação – As clínicas de beach tennis abrem programação do evento na quinta-feira (25), a partir das 9h, dia em que haverá também o início do sign in (confirmação das inscrições) do quali e das duplas mistas até as 18h. Na sexta-feira (26), será dada continuidade ao quali das duplas masculinas e femininas, além das fases finais de simples e duplas mistas, entre 9h e 18h. No sábado (27), das 8h às 16h, e no domingo (28), das 9h às 13h30, serão realizadas as fases finais das duplas masculinas e femininas. Cada atleta pode disputar até três categorias, valendo pontos para o ranking nacional e estadual.

ITF de Beach Tennis – Em setembro de 2016 a Federação Paulista de Tênis realizou em Santos a Etapa São Paulo do ITF de Beach Tennis. Na ocasião, os campeões das três principais categorias foram: os italianos Michele Cappelletti e Alessandro Calbucci, nas duplas masculinas PRO; a venezuelana Patricia Dias junto com a italiana Flaminia Daina, nas duplas femininas PRO; e Magalie Garnier (FRA) e Vinicius Font (BRA), nas duplas mistas PRO.

Vídeo do ITF de Beach Tennis 2016: Confira o vídeo da edição de 2016 da etapa de São Paulo do ITF de Beach Tennis: https://www.youtube.com/watch?v=45_itSKCOZ4&t=153s

O ITF de Beach Tennis é uma realização da Federação Paulista de Tênis – FPT, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo, com supervisão da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e International Tennis Federation (ITF), e conta com o patrocínio de Bauducco e Sorvetes Jundiá.

Mais informações:
Site: https://www.tenispaulista.com.br/noticias/
Facebook : https://www.facebook.com/events/204155450154201/
https://www.facebook.com/events/505474199829604/

 Créditos de imagens: Matheus Bispo / IMAGE STUDIO Santos

330353_763530_img_9753   330353_763529_img_9780 330353_763533_img_9788    330353_763531_img_9783 330353_763544_quicksand

Créditos:

ZDL Sports – Gustavo Coelho / Doro Jr. – Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Deixe um Comentário